Rocha de Sousa

Rocha de Sousa

ROCHA DE SOUSA

nasceu a 29 de Agosto de 1938 na cidade de Silves, antiga

capital durante o domínio árabe no Algarve. É um dos últimos

espíritos (ignorados) da cultura do século XX, um operador

multidisciplinar. A sua predisposição para a arte surgiu logo na

infância, tal como ele diz: «riscando, pelas horas de silêncio,

perturbadoras bandas desenhadas, quer quando escrevia,

numa velha remington de meu pai, histórias mais ou menos tristes,

entre postais ilustrados de palácios em ruínas», o que o levou a fazer

escolhas decisivas na sua vida, primeiro ao exercer as funções

de docente na Escola Superior de Belas?Artes de Lisboa,

e posteriormente afirmando?se como artista plástico e escritor de ficção.

Também desenvolvendo uma extensa actividade de divulgação cultural

por meio de programas audiovisuais, sobretudo na RTP, a par de acções

pedagógicas com diaporamas e vídeos. A investigação artística

específica centrou?se no cinema em Super?8 e no vídeo. Sem esquecer

o notável serviço público enquanto crítico de arte, qualidade que

mantém até hoje.

 

ROCHA DE SOUSA está representado em colecções nacionais e

estrangeiras, nomeadamente: FBAUL, FUNDAÇÃO CALOUSTE

GULBENKIAN (onde também foi bolseiro), MUSEU DE DE ARTE

CONTEMPORÂNEA, MUSEU DE SKOPJE e diversos museus regionais

(Abel Manta, Ovar, Estremoz, Mirandela, entre outros).

Escreveu literatura de ficção e algumas peças para

teatro, como "Amnésia" e "Jonas e a sua Estrela”, baseado numa

novela de Albert Camus.

Na literatura de ficção assinou “Os Passos Encobertos”, “A Casa”,

“A Casa Revisitada” além de “Lírica do Desassossego”,

“Narrativas da Suprema Ausência”

e “Talvez Imagens e Gente de um Inquieto Acontecer”, onde

Eurípedes traz tudo para a mesa; o inquieto envolvimento

numa verdadeira História de Família, sempre voltado para

a condição humana.

 

Enquanto escritor ficcionista abordou a dicotomia do Homem, a

solidão e a impossibilidade da existência — o que parece patente

no livro “A Culpa de Deus”. Aliás, no testemunho “Angola 61”,

a guerra colonial, para onde foi mobilizado, levou este artista

a explorar de forma pungente as contingências do quotidiano,

num ponto decisivo  da sua escrita.

Entretanto, cortando mato aqui e além, os seus textos sobre arte,

em ensaios e livros técnicos da Universidade Aberta, continuaram

a abrir caminho na própria escrita pictórica deste pintor— e é por isso

que relevamos aqui a coesão e idêntica verdade conceptual entre os

textos de Rocha de Sousa e as suas séries na expressão plástica,

nomeadamente “As Coisas e as Palavras”, “As Personagens Ilustradas”

“As Figurações Urbanas”, “Gritos Mutilados”, “Desastres Principais”.

Longo foi este percurso, prático e conceptual, desde a iniciação individual

na Galeria Diário de Notícias e uma depois como convidado da

Galeria Judite Dacruz, onde  inventou “As Figurações Urbanas”.

Diante das graves assimetrias do destino, os «Desastres Principais»

(perdas e outras amputações) são já a tragédia actual, embora

o pintor tenha conferido importância à sátira sobre a própria vanguarda,

série que se perdeu em incêndio“Arte moderna Portuguesa ou o Apocalipse Now”

Rocha de Sousa coleccionou ao longo da sua vida, nas linguagens

que praticou e conforme podemos imaginar, muitas referências no campo

pictórico, gráfico e literário, desde Fernando Pessoa a André Malraux,

mas Albert Camus foi certamente a maior de todas.

Não que seja importante, em todo o caso, classifica?lo num “top ten”,

mas antes prestar homenagem a um homem criador, singular nos meios

atento sobretudo pela mobilidade multidisciplinar.

Não vamos, então, medir as palavras: listas literárias ou picturais são,

basicamente, uma obscenidade. A Literatura e a Pintura, inquantificáveis,

aproximam-se mais do inefável e das razões interiores do ser. Rocha de Sousa

não se relaciona com tais quantidades; e por isso, em conversa, não se abate

ao não saber por onde andam os seus quadros. Fala sempre numa espécie de teorema

sobre a diferença na semelhança. E, afirmando que o pintor de arte pode habitar um

crítico de arte, escreveu essa espécie de confissão chamada

COINCIDÊNCIAS VOLUNTÁRIAS